A Cirurgia do Trauma Bucomaxilofacial é a especialidade odontológica que corrige cirurgicamente traumas e deformidades faciais nos maxilares e na mandíbula, originados de doenças da cavidade bucal, face e pescoço.
O Tratamento das Deformidades Dentofaciais visa normalizar as formas e tamanhos dos maxilares (casos de prognatismo mandibular, retrognatismo mandibular, mordida aberta, assimetrias, excesso vertical da maxila, etc) e devolver saúde e estética à face. O procedimento é realizado após análise facial e simulações virtuais das diversas modalidades cirúrgicas em réplicas de resina.
A Sídrome da Dor Miofascial é uma consequência do bruxismo noturno que afeta a região temporomandibular, frequente em mulheres durante segunda década de vida e durante a menopausa. O distúrbio não se limita à região dos músculos da mastigação, podendo ocorrer em qualquer local do corpo.
Os sintomas incluem dores de cabeça e sensibilidade dos músculos mastigatórios, e o tratamento é realizado com analgésicos, placa interoclusal, ansiolíticos (em alguns casos) e terapias.
A DTM (Disfunção Temporomandibular) é o conjunto de condições que afetam a articulação temporomandibular - localizada na frente dos ouvidos, responsável pela conexão da mandíbula aos ossos do crânio, músculos da mastigação e outras estruturas. Seus principais sintomas são fortes dores e desconforto no rosto, pescoço, ombros, ao redor da orelha durante a mastigação (ou ao falar/abrir a boca) e na área da articulação temporomandibular.
A Odontologia Hospitalar é a área da Odontologia responsável pela promoção da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças orofaciais, manifestações bucais de doenças ou traumas consequentes de tratamentos. A prática envolve internações de curta ou longa duração e serviços emergenciais.
A Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada pelo bloqueio da passagem de ar pela faringe, causando uma parada respiratória. Na maioria dos casos, os indivíduos são homens obesos de meia idade e o episódio ocorre quando o paciente está dormindo e roncando. A repetição das crises pode acarretar em menor oxigenação do sangue e problemas ao organismo, como arritmias, infartos, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial sistêmica.
O tratamento varia de acordo com a gravidade de cada caso.
A Cirurgia Ortognática consiste no reposicionamento e fixação da maxila e da mandíbula com placas de titânio e pinos. É recomendada para quem possui deformidades na região bucomaxilofacial, desde que o paciente tenha atingido a maturidade óssea.
A Cirurgia da Articulação Temporomandibular (ATM) tem como objetivo reestabelecer a harmonia dos elementos situados na região da parte móvel da articulação (responsável pelos movimentos de abrir e fechar a boca, próxima aos ouvidos). O procedimento tem a duração média de 30 minutos, com anestesia geral e necessita de um dia de internação. Em alguns casos, sessões de fisioterapia são indicadas para complementar o tratamento.
As Patologias Maxilofaciais compreendem as disfunções benignas - cistos e tumores - localizados na região bucal do indivíduo. O papel do cirurgião nessas situações é diagnosticar e atuar no tratamento dessas anomalias através de medicamentos, terapias e/ou intervenções cirúrgias, dependendo da gravidade de cada caso.
Telefone
Endereço